quinta-feira, 2 de junho de 2011

De ‘Harry Potter’ a ‘Crepúsculo’, A Resistência da Ficção Jovem Adulta

As séries de ficção jovem/adulta, como “Harry Potter” e “Crepúsculo“, atingem um público de todas as idades, mas que motivo leva a tanto sucesso? Confiram um artigo feito pelo The Atlantic, que comenta um pouco sobre esse assunto.
A primeira de uma série de quatro partes sobre a estadia do gênero – e por quê isso prende tanto os leitores adultos.
Em um mundo cheio de marketing, fenômenos do entretenimento em massa são mais raros. Mas na última década, fãs de todas as idades se reuniram várias vezes para séries destinadas a jovens adultos. A trilogia Millennium de Stieg Larsson pode ser popular, mas Lisbeth Salander não pode competir comHarry Potter: a hacker Escandinava vendeu 27 milhões de exemplares contra 400 milhões do menino bruxo Britânico. Bella Swan, a adolescente mal-humorada que se pega com um vampiro, tem impulsionado a série Crepúsculo de Stephenie Meyer para 116 milhões de exemplares.
Para ler o artigo completo clique no ‘Post na íntegra’.

A trilogia Jogos Vorazes de Suzanne Collins ainda não chegou a esse nível, mas a adaptação cinematográfica tem atraído tanto barulho que impulsionou a versão cinematográfica de um clássico da ficção científica a muito parada, Ender’s Game, de Orson Scott Card de 1985. O romance Legend de Marie Lu ainda não foi publicado, mas os produtores por trás da adaptação de Crepúsculo já estão rondando-o para a versão cinematográfica.
Pode ser que esses romances para jovens adultos e os filmes baseados neles são populares porque eles caem em um ponto doce no mercado. Os leitores mais jovens do que o público-alvo podem encontrar dificuldade para entender os livros, mas´é improvável que eles encontrem material que é altamente inapropriado para eles. Adolescentes vão achar reflexos de suas próprias experiências lá, a primeira confirmação de que as agonias adolescentes são universais. E adultos podem se divertir nas histórias familiares.
Mas as séries para jovens adultos que são tão populares hoje em dia são um pouco mais obscuras do que mera nostalgia. Autores e diretores têm atingido o público colocando seus herois adolescentes em provações terríveis.
Harry Potter dá sua vida em uma luta épica conta o terrorismo internacional. Bella Swan pode terminar com um brilhante e sexy vampiro com auto-controle prematuro, mas ela tem que sofrer com um feto a comendo de dentro para fora. Em Jogos Vorazes, Katniss Everdeen tem que lutar por sua vida em uma arena, ver seu primeiro amor apanhar, perder sua irmão, ver seu segundo amor ter uma lavagem cerebral, e ser um peão em uma revolução. Ender é repetidamente e selvagemente atacado, torturado por seu proprio irmão, e ser manipulado pelo militares – antes de matar uma espécie alienígina inteira. Os herois de Legend vão ser um caçador de recompensas adolescente e um vigilante.
Isso é muito o que se por nos personagens – especialmente personagens que amamos tanto, ferozmente – antes de atingirem a maturidade. É verdade que vivemos em uma época que os anos da adolescência parecem tudo menos despreocupado. Ou é a pressão por notas, admissões em universidade, a expansao atingida pelo bullying na era a mídia social, as tentações e distrações da internet, ou adultos periodicamente entrando em pânico sobre o comportamente sexual dos adolescentes, parece às vezes que a adolescência está desaparecendo como se estivéssemos retornando a um tempo em quea infância acaba logo em que saímos do berço.
Faras como o drama de famílias do Clube sas Babás ou até a alta consequência do uso de drogas, acidentes de avião, e a relação de angústia de Sweet Valley High não parecem especialmente chocantes em comparação. Leva perigo nacional colocar as dificuldade do dia-a-dia de volta a perspectiva.
Ao mesmo tempo, em um momento quando nossos politicos parecem aleijados, a perspectiva de um salvador inesperado é apelativa. Heróis adolescentes fictícios são livres das obrigações de adultos e da rigidez, eles podem ser ideologicamente pobres. Somos redimidos pelo martírio e salvação de Harry Potter, uma coisa que seria horrível e trágica na vida real. Katness Everdeen pode matar para reforçar suas convicções e sair sem ser punida por isso: as mortes que ela causou podem ter um efeito esclarecedos nos adultos à sua volta.
Em Crepúsculo, o sofrimento de Bella Swan a purifica e a faz influente na comunidade de vampiros que ela entra até no ponto de ajudar a prever uma guerra. Ender Wiggin pode exterminar uma ameaça para a humanidade e se arrependem de seus atos, mudando suas atitudes com os alieníginas pelo caminho.
Ficção jovem adulta nos oferece a promessa de que não há sofrimento que não valha a pena, nenhuma agonia que não vá ser recompensada. Se você é um adolescente, essas promessas podem ser falas, mas elas são temporariamente um calmante, e se você é um adulto, muito velho para acreditar que a vida é equilibrada, você pode parar com suas decepções enquanto você esta imerso em uma história que promete algo diferente.

FONTE: RABBITDOJACOB

0 comentários:

Postar um comentário

Calendar